E essas empresas querem o que ?
Ultimamente inúmeros eventos gratuitos vêm
acontecendo em SP promovido por empresas, esses eventos são patrocinados e ou
financiados por grandes empresas. Mas porque grandes empresas estão se
preocupando em promover cultura ?
Após comparecer em dois eventos, um promovido pela TIM (TIM music na rua) e outro pela Nívea (Nivea Viva Tim Maia) fui pesquisar e compreender melhor esse fenômeno.
O que está acontecendo é que essas empresas estão se utilizando de uma lei de incentivos fiscais para promover esses eventos, a lei denominada A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada).
Após comparecer em dois eventos, um promovido pela TIM (TIM music na rua) e outro pela Nívea (Nivea Viva Tim Maia) fui pesquisar e compreender melhor esse fenômeno.
O que está acontecendo é que essas empresas estão se utilizando de uma lei de incentivos fiscais para promover esses eventos, a lei denominada A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa lei é conhecida também por Lei Rouanet (em homenagem a Sérgio Paulo Rouanet, secretário de cultura de quando a lei foi criada).
As diretrizes para a cultura nacional foram
estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e
valorização das expressões culturais nacionais.
O grande destaque da Lei Rouanet é a política de
incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos
(pessoa física) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações
culturais.
O percentual disponível de 6% do IRPF para pessoas
físicas e 4% de IRPJ para pessoas jurídicas, ainda que relativamente pequeno permitisse
que em 2008 fossem investidos em cultura, segundo o MinC (Ministério da
Cultura) mais de R$ 1 bilhão.
A lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a
investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o
benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria
estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar
a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público.
No entanto, há críticas à lei. A critica principal
é que o governo, ao invés de investir diretamente em cultura, começou a deixar
que as próprias empresas decidissem qual forma de cultura merecia ser
patrocinada. Outras criticas incluem a possibilidade de fundos serem desviados
inapropriadamente
Os incentivos da União (governo) à cultura somam
310 milhões de reais: R$30 milhões para a Funarte e R$280 milhões para a Lei
Rouanet (porcentagem investida diretamente pela União), enquanto o incentivo
fiscal deixa de adicionar aos cofres da união cerca de R$ 1 bilhão por ano
(2009).
Criolo e Ivete no show "Viva Tim Maia" promovido pela Nívea
Otto e Tiê no evento "Tim Music na Rua" produzido pela empresa de telefonia TIM
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